Quase todas as igrejas evangélicas que possuem programação nas TVs abertas do país, conseguiram um descontão de 70% nos aluguéis pagos as emissoras.
Desde o início da pandemia, as igrejas sofreram uma grande queda nas arrecadações e por isso estão com dificuldades em manter as contas em dia.
Segundo o colunista da UOL, Ricardo Feltrin, as igrejas estão pressionando desde abril as emissoras , algumas ocupam o mesmo horário a décadas.
As emissoras de TVs não tiveram outra alternativa senão baixar o valor para não perderem a renda que recebem desses aluguéis no momento de crise em que o país está passando.
De acordo com Ricardo Feltrin, o maior beneficiado foi o Missionário R.R. Soares da Igreja Internacional da Graça de Deus, que tem uma hora diária da Band e RedeTv em horário nobre.
As igrejas Universal, Vitória em Cristo, Assembleia e Comunidade Cristã Paz e vida também conseguiram grandes descontos.
A pandemia do coronavírus não afetou somente as entradas das igrejas mas também está produzindo demissões em massa de suas equipes de mídia, tanto nas rádios e tvs como também em jornais.
A igreja Renascer demitiu dezenas de funcionários de sua TV Rede Gospel como também músicos de sua orquestra.
Já a Igreja Internacional da Graça fez demissões em São Paulo e Belo Horizonte, entre rádio e TV.
A emissora do bispo Macedo, teve uma queda de 700 milhões de receita para apenas 300 milhões nesse ano.
Na Rede Globo, o único programa religioso é da Igreja Católica, mesmo assim, o horário foi cedido, sem cobrança de aluguel.
A única emissora que não tem programas evangélicos em sua grade é o SBT, que completam seus horários com programas de títulos de capitalização.
A tendência é de que ainda, vários cortes sejam feitos para baixar o custos tanto das igrejas quanto das emissoras de TVs.